Exame de faixa – 16/04/2023

Um exame de faixa é um evento importante para os praticantes de Aikido, onde os alunos são avaliados em seus conhecimentos e habilidades, e podem avançar para um novo nível de graduação. O exame é realizado na Federação Paulista de Aikido.

Antes do exame, os alunos geralmente são informados sobre os requisitos e critérios de avaliação das técnicas de Aikido. No Aikido são avaliados as técnicas do Aikido, movimentos de base, postura, controle de respiração, entre outros.

Durante o exame, os alunos se apresentam em dupla para realizar as técnicas que aprendem durante suas aulas. Eles devem demonstrar um bom controle e precisão em suas ações, bem como ter uma boa compreensão dos princípios subjacentes ao treinamento.

Os examinadores, geralmente, são professores mais experientes e graduados no Aikido. Eles observam cuidadosamente a execução das técnicas. A avaliação pode incluir também a avaliação de postura, força, flexibilidade e resistência física.

Ao final do exame, os alunos aguardam ansiosamente o resultado da avaliação. Eles recebem avaliação do seu desempenho através de nota e são  informados se foram aprovados ou não.

Para os alunos que são aprovados, é um momento de celebração e satisfação pelo trabalho árduo e dedicação que dedicaram a alcançar esse objetivo. Para os que não foram aprovados, é uma oportunidade para avaliar seus pontos fracos e continuar trabalhando para aprimorar suas habilidades e conhecimentos, visando a próxima oportunidade de exame.

×