AIKIDÔ

AIKIDÔ (em japonês: 合気道) é uma arte marcial japonesa, criada pelo mestre Morihei Ueshida (1883-1969), entre os anos de 1930 e 1960 através do seu conhecimentos e estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O objetivo do mestre Ueshiba era criar uma arte marcial em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. Os praticantes desta arte respeitosamente chamam seu criador de O-Sensei (“Grande Mestre”), ou “fundador”.

O AIKIDÔ é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o praticante de AIKIDÔ conduz o impulso do atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas são complementadas com várias projeções, torções e imobilizações. O AIKIDÔ não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. O segredo do AIKIDÔ é a busca da harmonia com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário.

Após décadas, a unidade da arte marcial mantém quase intacta, permanecendo sob a direção dos seus sucessores naturais, Kishomaru Ueshiba (1921-1999) e Moriteru Ueshida (1951). Outras entidades surgiram, cada qual com uma proposta e seus estilo particular sobre a modalidade. Alunos seniores do mestre Morihei Ueshiba possuem diferentes enfoques sobre o AIKIDÔ, dependendo parcialmente do momento da sua aprendizagem com o mestre. O AIKIDÔ pode ser encontrado em todo o mundo em vários estilos, com amplas interpretações. No entanto, todos eles possuem o conhecimento adquirido a partir do mestre Morihei Ueshiba em que a preocupação com o bem estar do oponente deve ser considerada.

Atualmente o AIKIDÔ já está difundida nos quatro continentes do mundo. Dentro do AIKIDÔ já existem várias organizações com estilos diferentes. A mais difundida é a Fundação Aikikai no Japão dirigida pelo Doshu Moriteru Ueshiba (neto do fundador).

image6 (1)
×