Cerimonia de entrega de certificados da AIKIKAI – Japão

A entrega de certificados de graduação em artes marciais é uma cerimônia tradicional que geralmente ocorre após os alunos concluírem com sucesso um exame de graduação.

Durante a cerimônia, os alunos recebem seus certificados de graduação, bem como as faixas correspondentes à sua nova graduação. Geralmente, há discursos e agradecimentos feitos pelos alunos, pelo sensei e pelos membros da família e amigos presentes.

Para receber o certificado de graduação, os alunos geralmente precisam cumprir requisitos específicos, incluindo um período mínimo de treinamento, demonstração de habilidades técnicas e conhecimento de princípios e filosofia da arte marcial em questão.

É importante lembrar que a entrega de certificados é uma conquista significativa e representa o compromisso e dedicação dos alunos à sua prática de artes marciais.

A cerimônia foi realizada na sede da Federação Paulista de Aikido no dia 16/04/2023 e  a entrega foi efetuado pelo Mestre Makoto Nishida para Marcio de Bem graduando para 2º Dan de Aikidô  e Danilo Martinez Dias Lima graduando para 1° Dan de Aikido, ambos conferidos pela entidade  AIKIKAI do Japão.

Publicado em 19/04/2023

×