MISOGI – Purificação do corpo

Misogi (禊) é uma prática japonesa de purificação espiritual que remonta a tempos antigos. A palavra “misogi” é composta por dois caracteres kanji, “mi” (禊) que significa “pureza” e “sogi” (祓い) que significa “purificação”. A prática é realizada com o objetivo de limpar o corpo e a mente de impurezas espirituais e físicas.

Durante um misogi tradicional, o praticante entra em um rio, cachoeira ou outro corpo de água natural e realiza uma série de rituais purificadores, como orações, cânticos e meditação, enquanto se banha na água gelada. Acredita-se que a água fria ajude a limpar o corpo e a mente, deixando o praticante pronto para enfrentar novos desafios e com um novo começo.

Hoje em dia, o misogi também pode ser realizado em espaços internos, usando água corrente em uma banheira ou chuveiro. Além disso, a prática também pode ser realizada em conjunto com outras atividades espirituais, como meditação ou ioga.

O misogi é considerado uma prática importante no xintoísmo, a religião nativa do Japão, mas também é praticado por pessoas de outras religiões ou sem religião. Acredita-se que a prática possa ajudar a melhorar a saúde, a disposição mental e a capacidade de enfrentar desafios.

O Sensei, o fundador do Aikido, praticava misogi. O Sensei foi profundamente influenciado pelo xintoísmo e incorporou seus ensinamentos em sua arte marcial, o Aikido. Ele acreditava que, ao purificar o corpo e a mente por meio do misogi, a pessoa poderia desenvolver uma conexão mais profunda com o divino e alcançar a iluminação espiritual. O Sensei também enfatizou a importância da harmonia e da paz, que são princípios fundamentais do Aikido.

Publicado em 09/05/2023

×