Kokoro

“Kokoro” é uma palavra japonesa que tem um significado profundo nas artes marciais e na cultura japonesa em geral. Embora seja traduzido frequentemente como “coração” ou “espírito”, o seu verdadeiro sentido vai além dessas palavras isoladas.

Em um contexto marcial, “kokoro” representa a união da mente, corpo e espírito em perfeita harmonia. É o estado mental em que o praticante está totalmente focado, determinado e comprometido com sua arte marcial, superando limites físicos e mentais. Kokoro envolve disciplina, resiliência, paixão e uma mentalidade de nunca desistir.

Além disso, “kokoro” também carrega a ideia de sinceridade e honestidade. Significa agir com integridade, respeito e lealdade, tanto dentro como fora do dojo (local de treinamento). É um valor fundamental nas artes marciais, pois envolve não apenas a técnica física, mas também o desenvolvimento do caráter e da moralidade.

Em resumo, “kokoro” nas artes marciais representa a fusão da mente, corpo e espírito em uma abordagem disciplinada e sincera, buscando a excelência técnica e moral. É uma expressão do compromisso total com a arte marcial e seus princípios.

Publicado em 25/05/2023

×